Na última postagem abordamos como escolher um dicionário. Mas do que adianta ter um bom dicionário se não sabemos usá-lo? Aliás, o que é um bom dicionário? o que ele deve ter? Basicamente o dicionário traz o signficado da palavra; a categoria gramatical e a pronúncia. Atualmente, como quase todo dicionário já tem essas informações é possível encontrar aqueles que trazem muito mais dados sobre o vocábulo, tais como: versões do verbete, ou seja, outros significados, considerados relevantes para o uso daquela palavra; palavras relacionadas ao vocábulo que deu origem ao verbete; formas derivadas; exemplos de uso; sinônimos e antônimos; expressões idiomáticas; imagens; apêndices, etc. Esses diferenciais variam de um dicionário para o outro. Vale enfatizar a chave de pronúncia, que pode vir no começo ou no fim do dicionário e geralmente é caracterizada pelo IPA (International Phonetic Alphabet), isto é, o alfabeto fonético internacional. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para o aprendiz que almeja ter um boa pronúncia. Finalmente, é importante observar que logo no início do dicionário aparece a aprensentação, lá consta toda orientação necessária para você fazer um bom uso do dicionário.
Cleber Reis - Castanhal - Pa
Como escolher um dicionário de inglês?
Uma vez que alguém decide estudar inglês, o dicionário pode ser uma ferramenta muito útil. Porém se a escolha não for feita de maneira correta o que seria um auxílio, pode tornar-se um tormento. Primeiro, você deve pensar onde usará o dicionário. Se for em casa, recomendo aqueles grandes, de mesa, com aproximadamente 150 mil verbetes. Caso deseje levá-lo aonde for, recomendo um pequeno, de bolso - nem sempre cabe no bolso - a partir de 30 mil verbetes sendo que os de 40 mil em diante são os melhores. Lembre-se que para quem está começando é melhor um dicionário bilíngue, ou seja, inglês-português/português-inglês. O monolíngue é aconselhável para quem já possue o nível intermediário do idioma. No passado era quase impossível encontrar editoras nacionais que produzissem um dicionário de bolso decente, mas atualmente com a concorrência dos importados, a qualidade dos nacionais melhorou consideravelmente, a ponto de concorrer tete-a-tete com os de fora. Não percam a próxima postagem! vamos tratar sobre o uso do dicionário. Aliás, do que adianta ter um bom dicionário se não sabemos manuseá-lo. See ya!
Cleber Reis - Castanhal -Pa
Cleber Reis - Castanhal -Pa
Palavras Mágicas
Aqueles que já viajaram ao exterior ou tiveram um contato inesperado com um nativo da língua inglesa sem saber o idioma devem ter passado por algum tipo de constrangimento por não saber algumas palavrinhas mágicas da língua inglesa. Para quem domina o inglês, elas parecem não ter muito valor, mas podem fazer a diferença na hora da comunicação. O uso dessas palavras podem abrir muitas portas, pois eu as comparo como usar sempre o nome de alguém durante um diálogo. Além dos cumprimentos Good morning! Good afternoon! e Good evening!, as expressões mais comuns são:
Please! (por favor!)
Thank you! (obrigado!)
You're welcome! / Sure! / No problem! (de nada!)
Sorry! (desculpa!)
Excuse me! (com licença!)
Cleber Reis - Castanhal - Pa
Please! (por favor!)
Thank you! (obrigado!)
You're welcome! / Sure! / No problem! (de nada!)
Sorry! (desculpa!)
Excuse me! (com licença!)
Cleber Reis - Castanhal - Pa