Um dos métodos mais famosos do
mundo, o Método Audiolingual surgiu na Segunda Guerra Mundial devido à
necessidade dos soldados americanos aprenderem a língua de seus
aliados e de seus inimigos. Esse método tem foco na oralidade e foi altamente influenciado
pelo behaviorismo de Skinner, pois dava ênfase a repetição, ao reforço e a
memorização, sendo que professor era o modelo a ser seguido. O professor
fornecia ao aluno uma grande quantidade de atividades orais com foco na
conversação e na pronúncia atravél de drills (exercícios de repetição oral de frases ou pequenos diálogos geralmente previamente memorizados pelos alunos). O aluno por
sua vez não desenvolvia muito a escrita, uma vez que deveria desenvolver a oralidade;
também devia formar um conjunto de hábitos; aprendia a língua e não sobre a
língua, ou seja, apesar de aprender estruturas gramaticais, pouco sabia da
gramática; devia imitar os falantes nativos; perceber que as línguas são
diferentes. Apesar de muito antigo, muitas escolas de idiomas atuais ainda
utilizam esse Método Audiolingual. Embora existam outros métodos, selecionei para vocês
aqueles que considero mais importantes na história do ensino de línguas. Em
breve vamos tratar da Abordagem Comunicativa. Bye-bye!
Cleber Reis – Castanhal – Pa
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