Há outras abordagens no ensino de
idiomas, como a Abordagem Natural de Krashen, mas a Abordagem Comunicativa (AC)
foi e continua sendo aquela que mais se destacou no ensino de idiomas. Ela é
fruto da tentativa de resolver todos os problemas que as outras não
conseguiram no que se refere ao ensino de idiomas. Ela surge no início da década de 1980 e está baseada nos estudos
de Widdowson, Wilkins e Hymes. Uma mulher que se destacou no estudo dessa
abordagem foi Sandra Savignon, para ela comunicação é expressão, interpretação
e negociação de significado. O foco da AC está no uso da linguagem
de maneira apropriada, pois ela prioriza a comunicação em detrimento da estrutura
gramatical. A partir daí surge o conceito de competência comunicativa. Até
então falava-se apenas das quatro habilidades (audição, fala, leitura e
escrita), agora é importante mencionar também as competências: discursiva, sociolinguística,
estratégica e gramatical. Todas essas descobertas em torno da AC levaram a
necessidade do uso de material autêntico no ensino de idiomas, simulando
situações reais de uso da língua. A AC permite maior interação entre professor
e aluno, dessa forma o aluno passa a ter mais autonomia no seu aprendizado.
Dentre várias atividades, usa-se muito os roleplays
(atividades de encenação de situações reais). Enfim, a Abordagem Comunicativa
é considerada a melhor abordagem no ensino de língua estrangeira da atualidade.
See you next week!
Cleber Reis - Castanhal-Pa
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