Ensino de Línguas: Abordagem Comunicativa



Há outras abordagens no ensino de idiomas, como a Abordagem Natural de Krashen, mas a Abordagem Comunicativa (AC) foi e continua sendo aquela que mais se destacou no ensino de idiomas. Ela é fruto da tentativa de resolver todos os problemas que as outras não conseguiram no que se refere ao ensino de idiomas. Ela surge no início da década de 1980 e está baseada nos estudos de Widdowson, Wilkins e Hymes. Uma mulher que se destacou no estudo dessa abordagem foi Sandra Savignon, para ela comunicação é expressão, interpretação e negociação de significado. O foco da AC está no uso da linguagem de maneira apropriada, pois ela prioriza a comunicação em detrimento da estrutura gramatical. A partir daí surge o conceito de competência comunicativa. Até então falava-se apenas das quatro habilidades (audição, fala, leitura e escrita), agora é importante mencionar também as competências: discursiva, sociolinguística, estratégica e gramatical. Todas essas descobertas em torno da AC levaram a necessidade do uso de material autêntico no ensino de idiomas, simulando situações reais de uso da língua. A AC permite maior interação entre professor e aluno, dessa forma o aluno passa a ter mais autonomia no seu aprendizado. Dentre várias atividades, usa-se muito os roleplays (atividades de encenação de situações reais). Enfim, a Abordagem Comunicativa é considerada a melhor abordagem no ensino de língua estrangeira da atualidade. See you next week!

Cleber Reis - Castanhal-Pa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Coisas da Língua Inglesa
.